Hoje, nós gostaríamos de conversar com você sobre os quatro pilares da educação criados pela UNESCO, fundamentais para nossa prática pedagógica.
Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
Os 4 Pilares da UNESCO
O colégio Mater Christi tem o compromisso de educar pessoas felizes, capazes e de excelência. Nossa educação transformadora é ancorada pelos quatro pilares da UNESCO.⠀Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e economista francês. Publicado no relatório: “Educação: um tesouro a descobrir”, eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente. São eles:⠀
Aprender a conhecer
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, as crianças devem sentir prazer em aprender e se aprimorar constantemente.
Aprender a fazer
Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. Mobilizando suas habilidades cognitivas, elas devem estar aptas a fazer escolhas, pensar criticamente, solucionar problemas, atuar da maneira mais adequada em situações incertas e não confiar em modelos pré-existentes.
Aprender a conviver
Esse pilar gira em torno do aprendizado da não-violência, em que a hostilidade dá lugar ao espírito colaborativo. Descobrir que o outro é diferente e, ao mesmo tempo, encarar essa diversidade como algo normal, é o que torna a convivência mais leve e permite criar laços afetivos. Junto a isso, há o fortalecimento da empatia, da tolerância e do respeito.
Aprender a ser
O último dos pilares da educação da UNESCO está relacionado ao desenvolvimento do ser como um todo. No caso, todos precisam estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma, tornando-se capazes de formar seu próprio juízo de valor.
⠀