Metodologia
O Colégio Mater Christi privilegia a criação de um ambiente afetivo, condição fundamental para a aprendizagem.
O Colégio Mater Christi tem como objetivo principal formar indivíduos conscientes capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos e de contribuir para o bem comum por meio de uma participação crítica, criativa e reflexiva, sendo capaz de agir e interagir na sociedade.
Para atender a este objetivo, nossa proposta curricular se respalda na Lei 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares (MEC), desenvolvendo um trabalho que:
Privilegia a criação de um ambiente afetivo, condição fundamental para a aprendizagem. Trabalha o conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP) que, de acordo com Vigotsky, favorece a construção da subjetividade e o fortalecimento emocional da criança.
Promove a construção da leitura e da escrita, revelando sua função social. Ler significa atribuir sentido e para isso, é necessário contar com recursos cognitivos suficientes e com intervenções seguras do professor.
Amplia o raciocínio lógico-matemático por meio de experiências com o meio e incentivo ao desafio. Ao superar os desafios e conflitos, o patamar do desenvolvimento é ampliado proporcionando a ampliação dos conhecimentos.
Investe na educação estética por meio de projetos que envolvem a linguagem pictórica. A arte como expressão do homem para compreender o mundo.
Possibilita um ambiente sociomoral para trabalhar valores. Ambiente sociomoral implica um contínuo respeito pelos outros e pelo ambiente. Segundo Piaget, “o maior desafio para educadores é envolver crianças e jovens em atividades nas quais eles construam suas próprias convicções morais sobre suas relações com os outros, transitando da moralidade heteronômica para a moralidade autônoma.”
Incentiva a inclusão de Temas Transversais fomentando a aquisição de conhecimentos amplos e diversificados.
Proporciona atividades físico-lúdicas ou esportivas com o objetivo de desenvolver o potencial de cada aluno, além de garantir a socialização e integração.
Busca a parceria contínua com a família e comunidade. A função de educar hoje ultrapassa os limites da sala de aula e os muros da escola, envolvendo família e comunidade. Nessa perspectiva, o trabalho conjunto Escola x Família x Comunidade é fundamental para a formação integral do educando – “o futuro cidadão”.
Fundamenta-se na Base Nacional Comum Curricular e, como tal, trabalha com foco no desenvolvimento as Habilidades e Competências do corpo discente.