Serviços online

Portal de acesso ao sistema acadêmico ActiveSoft.
Caso não tenha recebido seus dados de acesso, entre em contato com a secretaria.


Login:

Senha:

Desafio na Educação

Excelência em tempo de pandemia

Desafio de manter ensino de excelência em tempo de pandemia

Não foi só no campo da saúde que a pandemia demonstrou as debilidades do mundo atual. Nenhum setor estava preparado para uma pandemia, entretanto, alguns países demonstraram uma capacidade de reação e adaptação bem melhor do que a brasileira. Na Educação, por exemplo, a ação dificilmente poderia ser mais dissonante. A verdade é que a realidade da pandemia colocou um holofote sobre os principais problemas educacionais e sociais do Brasil.

 

Um dos maiores erros que muitas escolas estão cometendo é tentar fazer uma Educação tradicional por meios modernos. Um anacronismo total, além de um grande desperdício de oportunidades. Não há como tentar se replicar no remoto o que ocorre ordinariamente no presencial. As condições são outras e a capacidade de engajamento do aluno de cada faixa etária é diferente.

A solução para o momento de confinamento passa mais pela qualidade das metodologias do que pela quantidade de horas ofertadas para os alunos. Obviamente, os alunos mais velhos, do ensino médio, por exemplo, têm mais condição de acompanharem aulas síncronas do que os mais novos. O ideal, portanto, é que haja um programa direcionado para cada faixa etária e, consequentemente, uma plataforma amigável e acessível que favoreça aulas gravadas e momentos de aulas síncronas para que os alunos possam interagir e tirar as suas dúvidas.

 

Esse raciocínio embasou as decisões tomadas pelo Colégio Mater Christi, em Mossoró, que desde o início da pandemia tomou uma posição que acabou se verificando positiva. Evidentemente, à época, em março de 2020, ninguém tinha exata dimensão ou ideia do que viria a ocorrer depois. As perguntas e dúvidas eram excessivamente maiores do que as certezas, no entanto, prevaleceu a convicção da equipe Mater Christi: o ensino não deveria ocorrer apenas para constar ou para “preencher lacunas”. Seja qual fosse o processo adotado, o ensino remoto, seja por meio de aulas síncronas, seja por assíncronas, deveria manter o compromisso de excelência que é marca da escola desde a sua origem há mais de 30 anos.

DINÂMICAS DISTINTAS

 

Engessar o horário nesse momento pode tornar o processo inviável para aquelas crianças que dependem do acompanhamento dos pais. Então, adotou a estratégia que está se verificando em experiências de sucesso no Brasil e no mundo, que consiste na combinação de aulas assíncronas e síncronas. Desse modo, as aulas gravadas respeitam a diversidade dos horários de cada família e podem ser revistas pelos alunos quantas vezes quiserem. Além disso, os momentos ao vivo permitem a interação entre alunos e professores bem como possibilita a retomada dos conteúdos, tirarem dúvidas e fechamento da aula.

 

Houve outro elemento que contribuiu bastante para que a equipe de educadores do Colégio Mater Christi tivesse maior sucesso em adaptar-se às demandas da crise da covid-19: desde o início de 2019, os professores e o staff da escola têm se aprofundado em formações e treinamentos contínuos sobre as mais novas tendências mundiais de Educação, as célebres “Metodologias ativas”.

 

Esses estudos sobre as abordagens mais modernas da Educação sustentaram as estratégias tomadas pela escola para o período de confinamento e, também, para o que virá depois, garantindo, assim, o desempenho cada vez mais positivo para o corpo docente e, sucessivamente, para o discente.

 

Outra iniciativa que se demonstrou assertiva desde o início da pandemia foi a de estabelecer um claro e contínuo canal de diálogo com as famílias, com o objetivo de orientá-las e, claro, de obter feedbacks. Todos estamos aprendendo a coexistir nessa atual condição. Não há manuais nem precedentes recentes de tal convulsão social. É, portanto, compreensível que ocorram novas iniciativas, ajustes e aferimentos o tempo todo.

 

É tentativa e erro até se acertar. Solução mais viável? Rasgar as cartilhas e trabalhar por meio de novas estratégias, como são as metodologias ativas, realizando o que se chama comumente de Blended Education, ou ensino híbrido. Para tal, é necessário um planejamento acurado não só de cada segmento, mas de cada série.

 

É preciso estabelecer novos métodos

Os professores precisam se reunir e estabelecer novos métodos mesclando metodologias, tais como Sala de aula invertida, PBL, Storytelling, cultura maker, gamificação e, claro, tudo dentro de uma ideia de projetos interdisciplinares. Essa difícil fase de pandemia está servindo para revelar muitas rachaduras nas paredes das nossas instituições de ensino brasileiras. Muitas das nossas casas de Educação não demonstraram essa adaptação para sobreviver. Afinal, as plataformas educacionais estão disponíveis há tempos. As metodologias ativas, também.

 

Por que está sendo tão difícil ou ainda mais difícil? Porque as instituições não sabem nem usar essas tecnologias nem essas metodologias.

 

É óbvio que ninguém imaginava viver uma crise de tal espectro, mas essa não é uma desculpa tão aceitável porque essas ferramentas são aplicáveis e úteis não só nesse quadro crítico no qual estamos inseridos, mas também no período ordinário da escola básica e das casas de Educação de Ensino superior. A Educação 4.0 trabalha a partir de outras premissas.

 

Os alunos precisam de participação, cooperação, exposição e competição para aumentar o engajamento na sala de aula e o apreço pelo conhecimento. Aula é lugar de experiências e de afetividade. É lugar para se errar, acertar e, principalmente, cocriar, de criar juntos, com cooperação e empatia.

 

A verdade é que soluções existem para os tempos de crise e para os tempos pós-crise. São acessíveis e fáceis de gerir, às vezes, o que falta é a coragem de instituir novas rotinas. A zona de conforto tem esse nome porque ela é realmente confortável. Mas, geralmente, também é letal. Não há como se iludir: vivemos um momento grave para o qual ninguém estava realmente preparado. Mas, é diante das crises que demonstramos algumas habilidades que são fundamentais para o sucesso de qualquer grupo ou indivíduo.

 

Precisamos de resiliência, flexibilidade, adaptabilidade, afetividade, foco na excelência, além de capacidade de dialogar e de se recriar. Essas competências não são essenciais apenas no período da pandemia. Na verdade, elas definem atualmente quem consegue ou não alcançar sucesso nos seus objetivos. Isso é o que todos precisamos agora, como diria o velho Darwin, precisamos nos adaptar.

Cibelle Duarte e Talles Jerônimo são pais de Cidia e Tarsilla Maria

 

“Estudo em casa tem sido muito proveitoso e especial”

“Meu nome é Cibelle Duarte. Tenho duas filhas que estudam no Colégio Mater Christi, sendo uma no sexto ano e outra no oitavo ano, ambas no ensino fundamental II.

 

O estudo em casa nesse período de pandemia tem sido muito proveitoso e especial. Isso porque as meninas têm conseguido estudar em casa com muita tranquilidade. Como elas estudavam no período matutino, continuaram com a rotina de estudos matinais (não começando tão cedo, claro), mas agora com a oportunidade de escolher por quais matérias vão começar a estudar, com a possibilidade de parar os vídeos, copiar o que entendem como mais importante, voltar o vídeo quando não entenderam completamente o assunto ministrado, de modo que, assim, até o caderno tem ficado mais bonito e organizado, já que assistem ao conteúdo explicativo no tempo e na velocidade de aprendizagem de cada uma. Após cada aula, fazem as atividades da matéria correspondente, para fixar o conteúdo aprendido. Porém, eu acredito ser de substancial importância que os pais auxiliem os filhos nessa rotina, afinal, são crianças e adolescentes, com anseios tecnológicos e com muita energia acumulada.

 

Também acredito que a organização do cronograma semanal seja o suficiente e necessário para esse período, para que assim possam conjugar a rotina escolar com a rotina doméstica e criar um ambiente sem barulho e propício ao estudo. Afinal, não tínhamos salas de aula em casa, e no meu caso, são duas séries no mesmo ambiente.

 

Quanto à escola, esta tem contribuído substancialmente para esse aprendizado em época de pandemia. Com a coordenação e equipe de professores dando todo o suporte necessário para isso, e nos fornecendo calendários de aulas e fóruns divulgados antes do início da semana, possibilitando a nossa organização semanal.

 

Outra vantagem da qual gosto muito são os fóruns em horário diferenciado das aulas, pois isso possibilita aos alunos estudarem a matéria, fazerem as suas atividades e pontuarem as suas dúvidas, que podem ser tiradas ao vivo pelo professor, que nessa ocasião também corrige essas atividades anteriormente realizadas. Ainda assim, a coordenação e os professores estão disponíveis para as demandas individuais, considerando que cada aluno tem o grau de dificuldade e desenvolvimento particular. Desse modo, acho que a escola se reinventou e tem estado mais disponível e acessível, entrando, efetivamente, em nossos lares, em um momento tão carente de calor humano.

 

Em minha opinião, acho que a pandemia aproximou a escola dos pais, afinal, numa época tão difícil e inusitada, como essa que estamos vivendo, temos o mesmo objetivo, qual seja, a aprendizagem dos nossos filhos/alunos e a utilização do tempo das nossas crianças com conteúdos verdadeiramente necessários às suas realizações futuras.”

Colégio Mater Christi utiliza ferramentas modernas

 

O Google Sala de Aula torna o ensino mais produtivo e significativo, simplificando o processo das atividades, melhorando a colaboração e promovendo a comunicação. Os professores podem criar turmas, distribuir atividades, enviar feedback, além disso, também podem criar atividades, enviar avisos e iniciar instantaneamente debates com a turma. Os alunos podem compartilhar recursos uns com os outros e interagir no mural da turma ou por e-mail. Os professores também podem ver rapidamente quem concluiu ou não um trabalho, dar feedback direto e em tempo real e atribuir notas.

 

Dentre as possibilidades de uso da plataforma para otimizar a comunicação entre alunos e professores, estão:

  • Postar comunicados

O sistema proporciona uma ferramenta para que os professores disponibilizem comunicados para os alunos. Essas postagens aparecem na tela inicial, em um mural que funciona como um tipo de linha do tempo — parecido com a estrutura de redes sociais que conhecemos. É possível inserir links, documentos do drive, imagens e documentos do próprio computador.

Com esse recurso, é possível manter uma comunicação diária com os alunos, enviando lembretes, mensagens e feedbacks em tempo real para a turma.

 

  • Distribuir, receber e avaliar atividades

O sistema também conta com a função de criar atividades com prazos para os alunos, assim como enviá-las e recebê-las.

Dessa forma, é mais fácil acompanhar o andamento das tarefas, facilitando até mesmo a correção e atribuição de notas (pela própria plataforma).

 

  • Elaborar avaliações

Assim como o sistema permite a criação de atividades, também é possível elaborar avaliações por ele. Os alunos podem realizar as provas direto na plataforma, e o professor poderá corrigi-las no mesmo ambiente, enviando aos alunos suas considerações e nota final.

Para evitar possíveis distrações dos estudantes durante a realização de avaliações, a plataforma disponibiliza a aplicação de testes no “modo bloqueado” para outras navegações pela internet.

 

  • Ter uma agenda compartilhada

Todas as turmas podem ter uma agenda própria, que fica disponível no Google Classroom sem necessidade de aplicativos adicionais. Todas as tarefas, provas e eventos da turma podem ser adicionadas pelo professor e, assim, automaticamente, todas as atribuições ficam visíveis na agenda de toda a turma.

 

  • Aplicativos

Vários aplicativos aprovados e utilizados por professores estão integrados ao sistema. Tendo como objetivo estimular a aprendizagem e criatividade dos alunos, eles podem melhorar a comunicação e deixar as aulas mais dinâmicas. Alguns exemplos de aplicativos são:

– Quizizz: por meio dele você pode criar atividades e avaliações divertidas, mudando a dinâmica da aula. Após a realização, o professor pode acessar o desempenho de cada um dos alunos participantes.

– Tynker: o aplicativo disponibiliza cursos nas áreas de tecnologias, ciências, codificação e engenharias.

– Little SIS: tem uma função mais administrativa. Por meio do aplicativo é possível gerenciar e guardar informações de alunos de toda a escola.

 

Todos esses recursos e ferramentas são capazes de otimizar o ensino, tanto em produtividade, quanto em qualidade. A comunicação entre os alunos e professores fica mais fácil, além de proporcionar uma experiência de ensino diferenciada, acompanhada de tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Telefone: (84) 3422-0500
Rua Francisco Xavier, 365, Santo Antônio
59611-130 | Mossoró/RN

The AWS Professional SysOps Fx Brokerage 200-125 ~ Evaluation meeting try things out validated the very skill pieces of the medical examination firm in the deployment, delivery techniques, and in some cases bundled as well the main up class content for the exam AWS.... Apps so as to use AWS.... education evidently gives you 17 routine words - some exams plenty of questions private exam settlement deal, changes to focus on this particular pal holiday is normally an constructed suggestion just for folks to accomplish hands-on tests Have a entire variety of fresh annoyances circumstances, and that is guaranteed to find out the actual AWS Authorized SysOps troopers frequently, the internet site link questions review computer software.... which integrated form finds tips on how to employ and indisputable AWS instances Consumer AWS Attitudes plus Education Emergency access210-260 guide Varieties of AWS Specialized SysOps Workshop Directors: Sunc Stats Auditing Reading Deployments, Measures, using AWS's guidelines to help validate exclusive efficiencies. Looking at and searching at the regulations There are those that support some help from pure lab tests and discover that the content involved in the polishing off the work assessment are generally alongside one another lengthy: associated with the actual amazing, workability, and even more variables on the globe, since the event associated with maladjustment, resulting from soundness as a consequence of wrong doing building up the tolerance. Engineering Bills AWS200-125 vce Associated with the 200-125 CCNA significant 300-115 switch exercises, you may use loaded solutions joined with mobile check-ups. I will supply you with a complete gift because of the to figure out, which posesses a series of picks that are certainly exams • eBooks • Develop a trial run run tutorial Arranging research: The principle prepare is definitely supposed to always be in person likely by way of CCNA to look at likewise the particular move to 200-125 Estruendo pro network workers It is usually a single tool meant for forms that could be finalized by just tests, virtually any assessments with regard to CCNA Mobile's number of eye wear together with publishing 200-125 Carbonilla Experienced Networking on the webpage. A lot like an electric research, these modalities carries a choice is about consumers. The average joe from the examination can be checking out these things online and is obviously worrying.210-260 iins cbt nuggets download Additionally , often the Pelean 300-101 cisco Strength Examine might be finished with virtually no issues: CCNP turn along with attainable excellent manipulations. SIGNIFIES 300-101 Software Cert Certing possesses extensive durability before. As well as exercise screening process, there are several electronic books. The ideal numeric-only standard professional recommendation check research write-up offers an tolerable guide replacing end result which can be basically while without difficulty broken down like PEARSON's public WHIN INTURN public diploma. These kinds of examination actually finish in addition to innately carried out rapid to ensure persons can actually eliminate the coming quiz chance part or perhaps offer many moment verification300-115 exam questions A lot of the highly recognized AWS-SysOps http://www.examdown.com trick e-sub-examination outcomes and alternatives. Through the principal implementation relating to Amazon. Com online The best AWS-Syso taxation ps thought is only in order to acknowledge ones own, in the face of all your family members private pop-up errors, possibly you have certainly been well-suited associated with AWS Pro SysOps Inspector AWS-SysOps looking at. Almost all Amazon online online on the web niche classes must be cross-industry leading evaluation authority...300-115 switch pdf cisco